🚛 PORTES GRÁTIS a partir de 50€ para Portugal Continental | 📦 Envios imediatos até 48h | +351 912 112 004

Síndrome visual do computador 💻

Escrito em 16 de novembro de 2021

Síndrome visual do computador 💻

Se trabalha todo o dia com um computador, de certeza que já chegou ao final do dia com os olhos muito cansados. Se sofrer de sintomas tais como tensão ocular, fatiga, dor de cabeça ou até visão desfocada, é possível que sofra de síndrome visual do utilizador de computador.

É frequente que as pessoas que trabalham muitas horas com um computador se queixem sobretudo de sintomas relacionados com a visão. Na verdade, as pessoas com uma correcção visual que não seja óptima podem sofrer, inclusivamente, uma redução da sua produtividade laboral. Estes trabalhadores podem reduzir os seus sintomas seguindo estas dez recomendações:

- Solicite uma consulta com um profissional da visão: A primeira medida para evitar a síndrome visual do utilizador de computador é que um profissional lhe faça uma exploração ocular. É uma excelente forma de controlar a sua saúde visual. Informe-o se for utilizador de dispositivos electrónicos durante o horário laboral.

- Aplique a regra de 20/20/20: Se trabalhar com um computador de secretária, descanse 20 segundos de 20 minutos em 20 minutos e foque algum objecto que estiver a 20 pés (uns 6 metros).

- Assegure-se de pestanejar: Quando trabalha com o computador ou outros dispositivos electrónicos, é provável que pestaneje menos. No entanto, pestanejar é importante porque mantém os olhos humectados e ajuda a prevenir o olho seco. Não se esqueça de pestanejar quando utilizar dispositivos electrónicos.

- Faça pequenas pausas: A maioria das pessoas apenas fazem duas pausas de 15 minutos ao longo do dia de trabalho, porém quando se trabalha com dispositivos electrónicos como os computadores, umas pausas mais curtas e mais frequentes serão uma lufada de ar fresco para os seus olhos. Também será bom levantar-se e caminhar um pouco.

- Posicione bem o monitor: De acordo com a American Optometric Association (AOA nas suas siglas em inglês), para a maioria das pessoas é mais fácil ver o ecrã do computador num ângulo inclinado para baixo. A AOA recomenda que o ecrã do computador esteja a 15 ou 20 graus (uns 10-12 cm) abaixo do nível dos olhos relativamente ao centro do ecrã, e a uns 50-70 cm de distância.

- Verifique as fontes de luz: Coloque o ecrã do computador fora do alcance das luzes fluorescentes para evitar encadeamentos. Também pode evitar encadeamentos pela luz exterior utilizando cortinas. Utilize candeeiros de pé em vez de iluminação de tecto para reduzir encadeamentos.

- Ajuste a configuração do ecrã do computador: Ajustar a configuração do ecrã do monitor ajudá-lo-á a não forçar os olhos. Ajuste o brillo para que corresponda à luz circundante. Se o ecrã parece uma fonte de luz, tem demasiado brilho. Se está apagado ou cinzento, tem pouco. Também são importantes o contraste e o tamanho do texto. Normalmente, para os olhos é mais fácil ver letras escuras contra um fundo claro.

- Verifique a cadeira: Ajustar a cadeira também pode ajudar a evitar que os olhos se cansem demasiado. As cadeiras devem ter um estofado confortável e adaptar-se ao seu corpo. Os pés devem descansar planos no chão, pelo que é possível que tenha que verificar a altura da cadeira e também os apoios de braços para se assegurar de que pode apoiar os braços enquanto escreve.

- Consiga um suporte: Se necessitar trabalhar com material de referência, procure um suporte que possa inclinar-se e mostrar o material em ângulo, à frente à ecrã do computador. O ideal é colocá-lo debaixo do monitor mas por cima do teclado.

- Pergunte por óculos de protecção: O seu profissional pode prescrever-lhe óculos para computador que o ajudarão a evitar a tensão ocular.


Esperamos que estes conselhos lhe pareçam úteis, no entanto, se achar que sofre de síndrome visual do utilizador de computador, assegure-se de visitar um profissional da saúde visual.

----

📞 912 112 004
📩 geral@rspharma.pt
🌐 www.rspharma.pt


×